Somos uma casa de culto à ancestralidade negra, candomblé. Nosso terreiro está situado a margem do rio Pojuca colado à reserva de Sapiranga!
A Casa do Mensageiro é um terreiro de candomblé dedicado à ancestralidade negra, localizado em Barra de Pojuca, Camaçari, Bahia. Fundada no Rio Grande do Norte, a casa passou por diversos deslocamentos até estabelecer-se na Bahia. Além de suas atividades religiosas, a Casa do Mensageiro, sob a liderança de Pai Rychelmy Esutobi, também atua na preservação e educação da Cultura Afro-Brasileira, promovendo a memória e a identidade afrodescendentes por meio da Associação Afro Cultural Casa do Mensageiro.
O Pai Rychelmy Esutobi é um Babalorixá respeitado e o líder espiritual da Casa do Mensageiro, inspirado por Mãe Marcolina e Pai Procópio, Rychelmy tem uma trajetória rica e marcada por deslocamentos, sendo natural do Rio de Janeiro e tendo vivido em diversos estados brasileiros antes de se radicar na Bahia.
É um pesquisador em Religiosidades e Educação, com ênfase na Cultura Afro-Brasileira. Ele preside a Associação Afro Cultural Casa do Mensageiro, leciona em Mata de São João (BA) e é curador do Museu Afro-Brasileiro Pai Procópio de Ogunjá. Seu trabalho, especialmente seu livro, destaca-se por enriquecer o debate sobre a memória do candomblé na Bahia, revelando aspectos pouco explorados dessa tradição.